Fonte: pesquisa por 'Itaquerão' e 'Fielzão' no sistema e-marcas do INPI |
Desde sua criação a 'Arena Corporativa Corinthians', nome oficial fornecido pelo clube, já recebeu extenso número de apelidos. Dentre esses 'Itaquerão' e 'Fielzão' são os mais conhecidos, muito para o desprazer do próprio clube.
Isso se dá em decorrência do clube estar a procura de um comprador dos Naming Rights do clube. Por essa prática uma empresa ou terceiro interessado adquire o direito de exibir publicamente sua marca ou símbolo como nome oficial de um local. Exemplos famosos são o Emirates Stadium (Arsenal-Ing), Allianz Arena (Bayern München-Ale) e Signal Iduna Park (Borussia Dortmund-Ale).
Tendo em vista a importância da identificação do público com uma marca para ela ter sucesso, entende-se a preocupação do clube em evitar que seu estádio seja conhecido por outro nome, inclusive para fortalecer o poder de barganha com potenciais compradores. O antigo presidente do clube, Andrés Sanchez, fazia ostensiva campanha contra a denominação do estádio de 'Itaquerão', insistindo para que a mídia se referisse à ele como 'Arena Corinthians'.
Inclusive, para evitar a utilização indevida dos nomes 'Itaquerão' e 'Fielzão', o clube realizou o registro desses nomes perante o INPI com o expresso fim de não fazer uso deles e evitar que qualquer um o faça. Contudo, a lei 9.279/96 determina em seu artigo 143 que o registro das marcas caducarão dentro de 5 anos caso o clube não as explore no Brasil. Tal medida é prevista para estimular a concorrência e evitar que o Corinthians faça o que justamente pretende: assegurar as marcas para as "enterrar", evitando um possível uso legal por parte de terceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário