domingo, 26 de abril de 2015

Feliz dia 26 de abril! Dia mundial da Propriedade Intelectual

Fonte: Organização Mundial da Propriedade Intelectual

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado no dia de hoje, foi criado em 2000 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) visando promover a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no encorajamento da inovação e criatividade. Seu objetivo final é aumentar o conhecimento do público sobre a Propriedade Intelectual debatendo, ano após ano, variados tópicos dentro desse tema. Para quem estiver interessado na história da entidade responsável, pode encontrar mais detalhes aqui.

Como se pode depreender da foto acima o assunto escolhido para esse ano é a música e o modo como nos relacionamos com ela. Tal escolha não poderia ter sido mais relevante. Na última segunda já se abordou nesse blog o relatório do IFPI e o dado histórico da renda do streaming se igualar a de cópias físicas de CDs. Aqui no Brasil música e propriedade intelectual se tornaram notícia na ação judicial movida pelo Youtube (Google) acerca do pagamento de direitos de autor para artistas brasileiros.

Para os leitores que estiverem interessados, o nosso Instituto Nacional da Propriedade Industrial promoverá, no próximo dia 28, uma apresentação sobre a importância da PI. O evento é aberto ao público em geral, com foco em alunos, professores e pesquisadores de universidades, escolas de Ensino Médio e instituições de pesquisa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário