terça-feira, 9 de junho de 2015

Apple Music: serviço de streaming que promete revolucionar a relação entre artistas e fãs

Fonte: http://www.apple.com/br/music/

Seguindo a linha do crescimento do uso de serviços de streaming a Apple anunciou no último dia 08.06 seu serviço intitulado "Apple Music". O anúncio foi feito durante o WWDC 2015 (World Wide Developers Conference), evento realizado anualmente pela empresa voltado para desenvolvedores de programas. O sistema surge para competir com outras empresas que já atuam no ramo do streaming de música como Rdio, Deezer, Spotify e Tidal.

O serviço oferecerá três modalidades. O primeiro é o streaming de músicas em si, no qual se cria uma playlist a partir do enorme catálogo disponibilizado. O segundo é um serviço de rádio online, estações virtuais dirigidas por DJs que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, denominadas de "Beats 1". Até esse momento nada mais inovador que seus concorrentes diretos, que já oferecem esse tipo de modalidade.

Contudo, o que mais chamou atenção foi o serviço "Connect". De acordo com a própria Apple o objetivo desse é possibilitar que os artistas entrem em contato direto com seus fãs, permitindo que esses divulguem letras de músicas, fotos, vídeos e até mesmo canções inéditas diretamente para seus seguidores.

Essa perspectiva é fascinante, pois operacionalizada a tão desejada conexão direta entre artistas e fãs, até então muito dependente do intermédio de grandes produtoras como EMI, Universal, Warner, etc, as quais ficam com grande parcela do lucro proveniente da reprodução de músicas.

Se o serviço da Apple conseguirá competir com os já existentes e se o 'Connect' revolucionará o modo como artistas e fãs se relacionam são respostas que só passarão a ser respondidas a partir do dia 30.06.2015, data de lançamento mundial do serviço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário